domingo, 19 de junho de 2011

As Aventuras de Tintin

Olá pessoas!

Hoje quero falar sobre o desenho, e também quadrinhos, As Aventuras de Tintin.
As Aventuras de Tintin, de início, eram apenas quadrinhos feitos em traços simples, criados em 1929, pelo belga Helgé (Georges Prosper Remi).

A história é sobre um jovem repórter de nome Tintin, que junto com seu cãozinho Milú, tenta desvendar mistérios que sempre acabam em grandes aventuras. Tintin também conta com a ajuda de seu grande amigo capitão Haddock, com quem vive no castelo de Moulinsart.

Helgé criou para As Aventuras de Tintin cerca de 350 personagens, listei aqui apenas os principais.

Tintin é descrito como um jovem inteligente, perspicaz e de coração nobre, também aventureiro e curioso. É caracterizado por suas calças de golfe e seu topete loiro. Está sempre com seu amigo fiel Milú, um cãozinho branco da raça fox-terrier.
O capitão Archibald Haddock, é o típico lobo do mar rabugento, beberrão e amante do álcool, mas de bom coração, ele é como um pai para Tintin.
Outro personagem é o professor Trifólio Girassol, grande amigo de Haddock, é um cientista distraído e com deficiência auditiva, devido a isso, muitas vezes acaba irritando seu amigo, o capitão.
Por fim, os detetives Dupond e Dupont que, embora idênticos, exceto pelo bigode (o de Dupond é reto, enquanto o de Dupont faz curvas), não são parentes. Os dois não são nem um pouco inteligentes ou discretos e chegam mesmo a ser estúpidos. O principal para eles é fazer cumprir a lei.

Tintin possui, ao todo, 23 aventuras e uma incompleta, devido à morte de Helgé. Sua primeira aparição foi em 10 de Janeiro de 1929 no jornal Le Vingtième Siècle. Na TV, Tintin tem uma série lançada em 1961 pela Belvision e dirigida por Ray Goossens. Já no cinema há um filme de bonecos feito em stop-motion em preto e branco, dirigido por Wilfried Bouchery e Cle Keerbergen-Malines em 1947, e há algumas adaptações feitas na década de 60 por Philippe Condroyer. E foi adaptado para desenho em 1991, pela Nelvana.
















Hoje, existem uma grande variedade de produtos de Tintin, como cartões, selos, roupas, pijamas, bonés, jogos, bonecos, pelúcias, estatuetas e muito mais. E existem, inclusive, lojas próprias do Tintin em Londres.














Para quem quiser saber muito mais sobre esse herói e suas aventuras, eu recomendo esse site brasileiro especializado no assunto: http://www.tintimportintim.com/



"Sou eu, sob todas as formas! Tintim, quando quero ser heróico, perfeito; os Dupondt, quando sou estúpido; Haddock, sou eu quando tenho vontade de me exteriorizar."
Hergé

Nenhum comentário:

Postar um comentário